Arte e LazerComunicação

Pedro Siqueira, do Puro, assina menu da Fazenda Santa Vitória, no interior de SP

Para inaugurar rancho gastronômico, cardápio tem seleção de pratos que explora os ingredientes locais, alguns deles produzidos na própria fazenda

Destino de tranquilidade e de conexão com a natureza, a fazenda Santa Vitória, localizada em Queluz (distante 224 km de São Paulo e 202 km do Rio de Janeiro), terá novo menu assinado pelo chef Pedro Siqueira (do restaurante carioca Puro). O gastrônomo pensou em grupos de classificação, como azeites brasileiros, picles, temperos, especiarias e farofas para compor o cardápio. Junto a isso, a fazenda lança um novo espaço gastronômico, um rancho colado à cachoeira de águas cristalinas, com banheiros, forno e fogão à lenha, além de churrasqueira e área de descanso ao ar livre, onde é possível relaxar em redes e espreguiçadeiras espalhadas pelo campo.

O cozinheiro fez uma seleção de pratos principais, clássicos e sobremesas, que variam ao longo do mês. A ideia foi montar um cardápio para repassar cuidados e modos de preparo à Mariza Santos, comandante da cozinha por mais de três décadas (patrimônio da fazenda, ela era responsável pelos banquetes na propriedade antes de receber hóspedes). “Exploramos ambientes que tenham a ver com as belezas naturais, os paladares e ingredientes da região”, explica o chef. “Buscamos seguir as refeições por bases aromáticas para que pudéssemos ter um leque de opções para surpreender os hóspedes”.

Para o café da manhã, almoço e jantar, incluindo sobremesas, o chef deu forma ao menu, respeitando a sazonalidade dos ingredientes (aqueles que estão em seu melhor momento são prioridade), alguns deles são colhidos na horta da fazenda na hora, ou vêm de fornecedores da região. Para ele, o mais difícil na configuração desse cardápio é fazer simples, mas bem feito. “Com o dinamismo e criatividade, buscamos o frescor dos produtos, além de uma pesquisa dos fornecedores locais”, explica.

Além do menu, foram confeccionadas fichas técnicas para informações de cada item do menu, de onde são os produtos a fim de valorizar os parceiros locais e os que já forneciam matérias-primas para a cozinha. O que muda é a apresentação dos pratos, destacando ao máximo a produção da fazenda. “Temos queijos, iogurte, doce de leite, bolos e pães feitos artesanalmente por aqui”, resume a empresária, Fabia Raquel, responsável por toda a operação.

O café da manhã segue a linha e tradição da fazenda, mas almoço e jantar terão sempre duas opções de entrada por dia, outros dois principais e mais a mesma quantidade de sobremesas. “Teremos sempre o cuidado de saber sobre restrições alimentares e dietas de quem nos visita”, garante Fabia. Nas entradas, mesclam-se folhas (uma das marcas do Puro), vinagretes, carpaccios, sopa fria e gaspacho, além de cuscuz .

Os clássicos da fazenda permanecem, como feijoada da casa no rancho, parrilla e porqueta assada à moda da roça. Entre as opções de principais, arrozes (outra assinatura do Puro), nhoques e opções de carnes brancas (peixe e frango) e vermelhas (bife de Chorizo, costelinha de porco e paella caipira). Para adoçar o paladar, o chef oferece algumas opções da cultura de interior, como pudim e mousse, além de um trio de doces da fazenda (doce de leite, abóbora com coco e mamão verde), bem como cremes, frutas assadas e caramelo.

A fazenda recebe hóspedes de terça a domingo nos meses de alta temporada (janeiro, fevereiro e julho). O restante do ano funciona de quinta a domingo e, nos feriados, varia de acordo com os pacotes. As refeições estão inclusas nas diárias (pensão completa), a partir de R$ 1.200 (suítes da sede, em dias da semana, exceto feriados) por casal. As consultas podem ser feitas pelo e-mail reservas@fazendasantavitoria.com.br. O menu começa a ser testado este mês, e será totalmente incorporado em março. Veja o cardápio completo:

ENTRADAS
Mix de folhas da horta Vitória (tomates assados e picles de cebola roxa)
Mix de folhas da horta Vitória (vinagrete de cogumelo, lâminas de abobrinha e lascas de queijo da fazenda)
Gaspacho de tomate (creme fresco, azeite de manjericão e acompanha pão tostado).
Sopa fria de cenoura (com gengibre e laranja)
Couscous de sêmola com legumes, picles de maxixe, frutas secas e castanha do brasil.
Tartar de beterraba assada, mel, coentro, iogurte caseiro da fazenda e crocante de quinoa.
Abóbora assada, creme de queijo da fazenda, sementes crocantes e raspas de limão.
Carpaccio de beterraba, creme de ricota, rúcula fresca, castanha e azeite de carvão.
Salada do campo, com pão temperado, tomate cereja, picles de cebola, ervas frescas. (Panzanella)

PRINCIPAIS
Arroz de pato (servido com linguiça, castanhas brasileiras e cebolinha tostada)
Arroz de cordeiro (vai com ovo perfeito, folha de mostarda e especiarias)
Arroz com ragu de costela (acompanha couve rasgada e cebola roxa assada)
Arroz cremoso com cogumelos (servido com brócolis grelhados e cebolinha fresca)
Nhoque de batata (acompanha ragu de linguiça de pernil, picles de cebola e ervas fritas)
Nhoque de batata (leva creme de espinafre, nata e raspas de limão)
Galeto assado com abóbora (prato acompanha folha de mostarda e farofa de milho)
Tilápia grelhada (vai com arroz cremoso de limão e folhas refrescantes)
Filé mignon grelhado (acompanha legumes da horta Vitória ao molho de pimenta verde)
Bife de Chorizo (servido azeite de chimichurri, batatas assadas e saladinha de rúcula)
Costelinha de porco (acompanha repolho assado e purê de batata defumado)
Paella caipira (ao invés de frutos do mar, é feita com frango, linguiça, pernil e temperos)

CLÁSSICOS DO ALMOÇO
Feijoada da casa no rancho
Parrilla no rancho
Porqueta assada à moda da roça

SOBREMESAS
Creme de limão com farofa de cuca
Creme de maracujá com lascas de chocolate
Frutas assadas com canela, caramelo salgado e sorvete de nata.
Mousse de chocolate com fio de azeite e flor de sal.
Pudim de leite, farofa de cuca e raspas de laranja.
Trio de doce da fazenda.
Panqueca brulée de doce de leite caseiro, farofa de canela e sorvete de nata.
Rocambole de doce de leite, creme de queijo e farofa crocante

Fazenda Santa Vitória
Endereço: Rodovia João Batista Melo Souza, km 5
Queluz, SP – CEP: 12800-000
Telefone: (12) 3147-1563 (atendimento em horário comercial)
fazendasantavitoria.com.br
instagram.com/fazendasantavitoria/

Sobre a Fazenda
Propriedade centenária, a fazenda Santa Vitória une o charme de uma herdade ao conforto da atualidade, além de ser um destino romântico, de ecoturismo e de quem gosta de pedalar. Aberta em 2016, posiciona-se como uma fazenda produtiva em que é possível se hospedar. É um lugar para se desconectar das tecnologias, pois não há televisão nem internet nos quartos, apenas uma sala de TV na sede, onde também tem um ponto de wi-fi. Entre as atividades, há passeios a cavalo, salão de jogos, piscina, sauna à lenha, caldário, bicicletas e quadra de tênis. Plantações, pastos, florestas e um riacho formam a moldura ideal para um momento a dois ou em família, saboreando a rica gastronomia da região do Vale do Paraíba. Recebidos como amigos, os hóspedes desfrutam de momentos de aconchego e tranquilidade em contato com a natureza. As suítes da sede, quintal e as casas da montanha comportam até 30 pessoas por vez. O projeto de revitalização do lugar e abertura das novas áreas é assinado pela arquiteta Fernanda Sarkis. É possível chegar à fazenda de carro (pela via Dutra) ou de helicóptero (há um heliponto credenciado pela ANAC dentro da propriedade).

Informações à imprensa

Index Estratégia e Comunicação
Rua Augusta, 2840 – 6º andar
Jardins – São Paulo, SP, 01412-100
+55 (11) 3068-2000 Ramal 2013

André Aloi – contas
aloi@indexconectada.com.br

Nicole Thomaso
nicole@indexconectada.com.br

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo