Arte e Lazer

Arrumadinho do Easy: a combinação perfeita de ingredientes tradicionais brasileiros

O Arrumadinho integra o cardápio do Restaurante Easy cuja gastronomia é elaborada só com ingredientes orgânicos

A gastronomia do Easy Organic Food Solutions, restaurante inaugurado em fevereiro de 2018, na Vila Madalena, tem como base ingredientes orgânicos nas preparações e a partir daí apresenta um cardápio fiel à culinária brasileira.

É o caso do Arrumadinho, prato oferecido pelo Easy, que tem na composição alimentos do dia a dia do brasileiro, mas com sofisticação e muito sabor. O prato é feito com tudo orgânico. Arroz, “carne de sol” artesanal, preparada na cozinha do restaurante, abóbora cabocha salteada, farofa, coalho tostadinho e vinagrete de coentro e feijão, este último ingrediente é incorporado no prato conforme a safra, no caso da foto o feijão utilizado foi o fradinho.

O passo a passo da cocção da carne do Arrumadinho
O resultado surpreendente da carne deste prato, no caso é utilizado coxão mole, é obtido por meio de um processo de cura especial, que a torna macia e crocante. A cocção inicia com uma cura especial, ficando por três dias numa salmoura composta por sal e açúcar, duas partes de sal e uma de açúcar, vai depender de carne a ser trabalhada. Depois deste período a peça da carne é limpa, cortada em cubos de 90 a 100g e são embalados a vácuo e armazenada sob refrigeração. Quando for montar o prato, o cubo é filetado em fatias finas e levada à chapa apenas para leve grelhada. O resultado é que as bordas ficam crocantes e caramelizadas e o centro com cor avermelhada e macia, porém num ponto de cozimento perfeito. O açúcar contribui para equilibrar o sal, para que não fique intenso.

Easy Organic Food Solutions
Inaugurado em fevereiro de 2018 no badalado bairro da Vila Madalena, em São Paulo, o Easy Organic Food Solutions foca seu conceito nos alimentos orgânicos, na agricultura limpa e sustentável, na valorização do pequeno produtor de orgânicos, contribuindo desta forma para a saúde humana e do planeta, além de resgatar o alimento na sua forma íntegra, com energia positiva.

O casal Fernando e Renata Pupo, proprietários do Easy e defensores da comida de verdade, cuidam de todas as etapas da operação do restaurante para que os orgânicos tenham espaço central para criação das receitas, desde o café da manhã, oferecido diariamente no restaurante, até o happy hour. “Nossa base é o alimento orgânico certificado, de origem, oriundo de pequenos produtores, que são nossos parceiros. Acreditamos que, desta forma, estamos na vanguarda de um negócio sustentável e podermos oferecer aos clientes uma gastronomia com apreço e respeito ao meio ambiente e a saúde”.

Os alimentos orgânicos 
Utiliza-se o termo “orgânicos” para identificar um padrão de produção de alimentos e fibras sem o uso de insumos químicos, agrotóxicos, fertilizantes, organismos geneticamente modificados, entre outros.
Fonte:(MDA-Ministério do Desenvolvimento Agrário).

Por lei são classificados como alimentos ou produtos orgânicos todos que possuem certificação expedida por certificadora autorizada pelo Ministério da Agricultura Brasileiro e que tragam o Selo Brasil Orgânico. Para chegar neste processo, no caso da produção agrícola ela dever ser feita em solo livre de agroquímicos, para isso existe uma fase de transição da agricultura convencional para a orgânica – processo monitorado pela certificadora – que utilize boas práticas de cultivo, como irrigação consciente com água não contaminada, que respeite os mananciais, que cuide do bem-estar do trabalhador, saúde, educação, que se preocupe com resíduos e embalagens sustentáveis, entre outros aspectos relacionados ao comércio justo.

Do ponto de vista do alimento, ele traz mais sabor, maior tempo de geladeira (se armazenado corretamente), pode ser utilizado integralmente, casca e talos, pois não tem presença de resíduos de agroquímicos, portanto alimentar-se com orgânicos é promover a saúde humana e do meio ambiente e combater o desperdício de alimentos.

A Proteina aninal utilizada no Easy, tem certificado orgânico 
Toda a proteína animal: frango, carne bovina, ovos e peixes, utilizada no Easy Organic Solutions, tanto os utilizados na cozinha, como os comercializados no empório, é certificada como orgânica ou com certificação de origem, isso quer dizer que o animal recebe ração elaborada com ingredientes orgânicos e nutricionalmente balanceada. Esses animais são criados soltos, livres de confinamento, promovendo assim o bem estar animal. São livres de antibióticos , portanto mais saúde para o animal e o consumidor.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, editado em 2014 pelo Ministério da Saúde, é um retrato dos bons hábitos alimentares que o brasileiro deve adotar, respeitando as regionalidades. Traz diversas recomendações do que vem a ser comida de verdade, e orienta o consumidor a buscar os orgânicos sempre que possível e evitar os alimentos processados e ultraprocessados.

A publicação está disponível gratuitamente no link abaixo: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Serviço

Easy Organic Food Solutions
Rua Mourato Coelho, 1.223, Vila Madalena – São Paulo – SP.

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta – 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 9h às 18h
Diariamente Café da manhã: das 8h às 11h
Tel.(11) 2533-9019
www.easyorganicos.com.br
Instagram:@easyorganicos | Facebook:esasyorganicos

Mais informações para imprensa, solicitação de entrevista e imagens podem ser obtidas pelos canais abaixo.
JM – Assessoria de Imprensa & Comunicação 
José Maria Filho: j.maria.filho@uol.com.br
(11) 2866.2346/ 9 9804.1112
Márcia Britto: marciadebritto@gmail.com
(11) 9 9963.7025


JM – Assessoria de Imprensa & Comunicação
Empresa JOSE MARIA MANOEL FILHO
Contato José Maria
E-mail j.maria.filho@uol.com.br Fone (11) 28662346

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo