AgronegócioEconomia

Ultragaz lança tecnologia para beneficiamento do algodão

Sistema para cotonicultura garante a qualidade da pluma, comprimento da fibra e aumento do peso final dos fardos

A Ultragaz apresenta ao mercado agrícola sua mais nova tecnologia, a Ultrasolução Beneficiamento do Algodão®, que traz inúmeras vantagens para o cotonicultor ao utilizar o GLP tanto na secagem dos grãos e sementes, como no processo de beneficiamento.

O novo sistema permite ao produtor controlar e monitorar a umidade do algodão em tempo real, propiciando uma gestão mais eficiente do beneficiamento, com melhores resultados do produto final.  Isso porque o algodão em caroço chega ao beneficiamento com uma grande variabilidade de umidade, com níveis entre 4% a 20%, o que torna imprescindível gerir esta etapa, conforme descrito pelo Manual de Beneficiamento do Algodão (IMAmt).

O alto teor de umidade no algodão em caroço pode provocar problemas como embuchamentos e danos variados nos equipamentos. Além disso, dificulta a descompactação e a limpeza da fibra, que pode apresentar aspecto encarneirado, resultando em baixo rendimento da produção. Por outro lado, a fibra muito seca também apresenta restrições, já que fica mais quebradiça e demanda mais energia do processo de prensagem, resultando em menor produtividade e elevação do custo de produção.

Com a gestão da umidade, é possível obter maior comprimento de fibra, menor porcentagem de fibra curta, elevação da produtividade com redução de dias de beneficiamento e aumento do peso por fardo.

Outra vantagem do sistema, é que torna a produção mais moderna e sustentável, já que substitui a lenha pelo GLP, reduzindo os impactos ambientais.  A tecnologia também automatiza os processos que envolvem o beneficiamento da matéria-prima, reduzindo perdas e garantindo qualidade do produto.

Ultrasolução® na Agricultura

O GLP associado com tecnologia de ponta para controle e automação de processos promove resultados superiores na secagem de sementes e grãos e na torra do café, comparado com o uso de lenha ou carvão vegetal, matrizes energéticas que exigem muito mais esforço no processo de abastecimento das fornalhas para manutenção do calor.

Outro ponto forte da Ultrasolução é sua segurança, tanto operacional quanto nas condições de saúde dos trabalhadores. Como não há a necessidade de abastecer fornalhas, evita-se o risco de doenças ergonômicas provenientes dos esforços realizados para carregar a lenha, além de picadas de insetos peçonhentos e exposição ao calor e partículas tóxicas.

Tecnologia a favor do produtor

Para permitir que mais produtores tenham acesso à Ultrasolução®, a Companhia Ultragaz disponibiliza um sistema de comercialização diferenciado para aquisição de equipamentos, ou conversão dos existentes, para uso do GLP, o que deve beneficiar agricultores de todo país.

Sobre a Ultragaz

Presente em mais de 11 milhões de domicílios e em cerca de 54 mil empreendimentos empresariais, a Companhia Ultragaz conquistou, graças à confiança dos brasileiros, a liderança de mercado na distribuição de GLP, fazendo parte da vida de milhões de pessoas.  O espírito transformador da empresa faz com que sempre inove para facilitar o dia a dia dos seus clientes.

Responsável por trazer ao Brasil o gás de cozinha engarrafado, o tradicional botijão de gás, a Ultragaz também foi a primeira companhia a comercializar o GLP a granel no mercado nacional, levando energia mais limpa, mais ambientalmente amigável e econômica para empreendimentos comerciais dos mais variados segmentos da economia.

O desejo de estar cada vez mais presente na rotina dos consumidores tem sido essencial para fazer com que a Ultragaz seja a maior e mais bem estruturada empresa de distribuição de GLP do País, desenvolvendo constantemente novas soluções para atender às necessidades do mercado.

Faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros com atuação nos segmentos de distribuição de combustíveis por meio da Ipiranga, na indústria de especialidades químicas com a Oxiteno, no segmento de armazenagem para granéis líquidos por meio da Ultracargo e no setor de varejo farmacêutico por meio da Extrafarma.

Saiba mais sobre a Companhia Ultragaz em www.ultragaz.com.br ou nas redes sociais:

Números

  • Receita Líquida: R$ 6,069 Bilhões
  • Participação de mercado: 23,6%
  • Quantidade de GLP distribuído: 1, 7 milhão de toneladas em 2016
  • Bases de engarrafamento: 18
  • Domicílios atendidos: mais de 11 milhões
  • Clientes empresariais: 54 mil
  • Funcionários: 3.633
  • Revendedores: cerca de 5,8 mil parceiros
  • Frota com 344 veículos próprios (entre empresarial e domiciliar)

Informações para imprensa

Ogilvy PR – Adriane Froldi (11) 9.9105-7831 – adriane.froldi@ogilvy.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo