AgronegócioIndústriaServiços

Sotreq mostra inovação dos geradores a biogás na Fenasucro

Destaques são os motores aplicados aos projetos de biogás na vinhaça 

A Sotreq vai mostrar as vantagens da inovação trazida pelos geradores a biogás durante a Fenasucro & Agrocana, principal evento de bioenergia do país, que acontece de 20 a 23 de agosto no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho, interior de SP.

A feira está na sua 27ª edição e a unidade de Energia da Sotreq marcará presença pela segunda vez. Na primeira participação, no ano passado, o balanço foi positivo na prospecção e na conquista de novos clientes, o que projeta um desempenho ainda superior agora, com trabalho voltado às vendas de projetos “chave na mão”, com aplicação de motogeradores a biogás.

“Este segmento sucroenergético tem um enorme potencial com a conversão da vinhaça em biogás e, consequentemente, produção de energia elétrica, onde temos um portfólio de motores que serão aplicados nos projetos. Temos certeza que esta é uma tendência e o que hoje é visto como inovação, muito em breve se transformará num mercado significativo”, afirma Lucas Monteiro, gerente comercial da Sotreq.

Vinhaça e energia

A vinhaça é o resíduo pastoso que sobra do processamento da cana para a produção do etanol – a estimativa é de 12 litros de vinhaça para cada litro de etanol produzido, ou seja, uma matéria-prima preciosa para a produção de energia limpa e renovável. A Sotreq, revendedora principal da Caterpillar no Brasil, já tem o know-how e é pioneira nesta inovação em aterros sanitários, com o aproveitamento adequado do gás metano gerado pelo lixo: construiu e operou as plantas dos aterros Bandeirantes (22MWe) e São João (25,6MWe).

 

“Chave na mão”

A solução energética oferecida é completa. “A Sotreq, que conta com um departamento de engenharia dedicado à energia, oferece o pacote ‘chave na mão’ do sistema de geração de energia, ou seja, com o biogás produzido e entregue, podemos fazer todo o restante da usina térmica (geradores a biogás, equipamentos e serviços relacionados)”, garante Lucas.

Outra vantagem para o cliente, lembra o gerente, é a grande estrutura de suporte ao produto que a Sotreq dispõe, com mais de 40 filiais espalhadas pelo Brasil, onde o cliente terá sempre um ponto de contato muito próximo de sua localidade. Lucas enfatiza que, para este tipo de tecnologia, ter uma empresa com estrutura dedicada, oficinas de reparo e armazenamento de peças no Brasil são grandes diferenciais para o setor.

Uma equipe treinada poderá tirar dúvidas do público durante a feira em Sertãozinho e difundir mais este negócio inovador. As dúvidas são comuns neste mercado ainda embrionário, com uma certa insegurança com relação ao funcionamento de todo o sistema de biodigestão da vinhaça. “Estou seguro, com base nas tecnologias dos produtores de biodigestores, que este sistema funciona de maneira adequada e estável”, afirma Lucas.

Gerador no estande

Apesar de o foco ser os geradores a biogás, o estande da Sotreq terá um gerador a diesel em exposição. A Caterpillar possui uma grande fábrica de geradores a diesel em Piracicaba e a Sotreq também comercializa esta linha para todas as usinas do setor.

SAIBA MAIS sobre o mercado de energia da Sotreq!

A Feira Internacional da Bioenergia é o único evento do país e se faz para atender de forma mais ampla as indústrias de biocombustíveis, transporte e logística. O evento atrai os principais compradores do setor, que buscam inovação, conteúdo, relacionamento e oportunidades de negócio.

Mais informações à Imprensa

Maurício Barbosa / Rafael De Marco
Tel: + 55 19 3751-3606
Cel: + 55 19 99479-4841

Website: www.fsb.com.br
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar