Agronegócio

Soja cresce com o futuro em mente

Programa 3S oferece aos produtores brasileiros treinamento e recursos para operar de forma mais sustentável

A família Rehder chegou ao município de Montividiu, Goiás, se instalou  em uma cabana por 30 dias enquanto marcava os limites de propriedade da fazenda e 41 anos depois, atua em suas operações agrícolas com foco em proteção dos recursos naturais, sustentabilidade e respeito.

Para Guilherme José Rehder, a sustentabilidade simplesmente faz todo o sentido. O agricultor de 74 anos construiu as operações agrícolas de sua família olhando para o futuro: protegendo os recursos naturais e incentivando seus funcionários a conseguirem sempre mais.

“Sustentabilidade, na minha opinião, é quando você produz com qualidade, respeitando e preservando o meio ambiente”, disse ele, acrescentando que também  entende por sustentabilidade “não apenas respeito às leis trabalhistas, mas  o  suporte para os funcionários  melhorarem a qualidade de vida de seus filhos e netos”.

Essa mentalidade também está no centro do programa de certificação de soja 3S (Soluções para Suprimentos Sustentáveis). Iniciativa da Cargill, o programa é uma certificação independente e trabalha com cerca de 200 operações agrícolas ao longo de uma das maiores regiões produtoras de soja do Brasil.

Os agricultores que participam do programa se comprometem a cultivar com as melhores práticas agrícolas, proteger o bem-estar de seus trabalhadores e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa por meio de um processo de melhoria contínua. O 3S está alinhado com vários padrões e programas da União Europeia, tais como RTRS, ISCC e outros, de acordo com as diretrizes de sustentabilidade do FEFAC. Permite que os produtores executem suas operações de maneira prática, responsável e transparente, ao mesmo tempo em que aborda as dimensões ambiental, social e econômica da sustentabilidade.

Em troca de sua participação, os agricultores recebem assistência técnica para ajudá-los a melhorar sua produtividade e tornar seus produtos mais competitivos nos mercados internacionais. Essa é apenas uma maneira pela qual a Cargill procura impactar positivamente as grandes e complexas cadeias de suprimento de culturas como a soja, por meio do trabalho prático ao nível da propriedade agrícola.

O núcleo do programa é um conjunto de valores focados no futuro que a Cargill e agricultores, como os Rehder, compartilham. Estes valores são a principal razão pela qual Guilherme Rehder vendeu suas plantações para a Cargill por mais de 45 anos. Ao longo das décadas, ele expandiu sua atividade agrícola da modesta quantidade de terras que herdou de seu pai para operações nos estados de São Paulo e Goiás.

“Durante esse período, vivemos altos e baixos, mas sempre tivemos fé na terra, em nosso trabalho e no apoio de nossos parceiros, como a Cargill”, disse ele. Hoje, muitos dos funcionários que o ajudaram no início da empreitada ainda trabalham para ele. Alguns de seus filhos também, enquanto a segunda e terceira geração de sua família contam com graduados em áreas que vão da engenharia agrícola à odontologia.

Progresso em muitas dimensões

Os agricultores participantes do programa 3S são visitados constantemente por especialistas do Instituto Biosistêmico (IBS), uma organização sem fins lucrativos especializada em desenvolvimento rural e soluções agrícolas sustentáveis. Esses técnicos ajudam os agricultores a implementar as melhores práticas para impulsionar suas produções de forma sustentável.

Um bom exemplo é a família Garcia, que produz perto da cidade de Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso, desde a década de 1970. Tudo começou com lavoura de arroz e, posteriormente, com a cultura de soja. Na década de 1980, começaram a diversificar, produzindo soja, cana-de-açúcar, algodão, milho, girassol e milho pipoca. Desde o início do programa 3S, em 2016, a fazenda deles se tornou uma das mais bem avaliadas de acordo com os 32 critérios do programa.

“Vivenciamos melhorias na gestão, com respeito às práticas ambientais, sociais e produtivas, criando um relacionamento sustentável entre todas as nossas atividades empresariais”, afirmou Diogo Raphael Sordi Garcia. “O programa da 3S tornou-se parte do cotidiano dos funcionários que se sentiram valorizados. Eles podem até mesmo acrescentar ao currículo que foram parte desse crescimento”.

Segundo Garcia, a fazenda melhorou suas práticas de cultivo, além de adotar medidas que protegem tanto os trabalhadores quanto a terra. Agora, todos os novos projetos são planejados de acordo com as práticas sustentáveis que aumentam os rendimentos e reduzem os custos.

“Esperamos que todas essas ações, assim como esta certificação, levem o mercado a valorizar melhor os produtos certificados, premiando aqueles que se preocupam com o meio ambiente”, disse ele.

Sobre a Cargill

Os 155 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 153 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 160 municípios e mais de 10 mil funcionários.

Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.

INFORMAÇÕES

Contatos para a imprensa

Cargill
imprensa@cargill.com
(11) 5099-3127

Creation
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950

Paula Boracini – paula.boracini@creation.io (11) 3027-0276 / (11) 98123-5235
Janahina Rodrigues – janahina.rodrigues@creation.io  (11) 3027-0271
Viviane Santa Cruz – viviane.santacruz@creation.io

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo