AgronegócioGeral

Projetos Públicos de Irrigação da Codevasf produziram cerca de 3,8 milhões de toneladas de itens agrícolas em 2018

Aproximadamente 3,8 milhões de toneladas de itens agrícolas, principalmente frutas, foram produzidas nos Projetos Públicos de Irrigação administrados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na bacia hidrográfica do rio São Francisco, em 2018. Juntos, os projetos alcançaram R$ 2,6 bilhões em valor bruto de produção e geraram cerca de 246 mil empregos diretos e indiretos. Os dados foram divulgados pela Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia e não incluem as atividades de pecuária e aquicultura desenvolvidas nos projetos.

“A Codevasf vem desempenhando, há mais de 40 anos, o papel de agente promotor da redução das desigualdades e de indução ao desenvolvimento sustentável na sua área de atuação, sobretudo na bacia hidrográfica do São Francisco. Na agricultura irrigada, a empresa promove, entre outras ações, a geração de emprego e renda, com a consequente melhoria da qualidade de vida e redução da emigração rural na região”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Marco Aurélio Diniz.

Em 2018, o carro-chefe da produção agrícola nos Projetos Públicos de Irrigação administrados pela Codevasf continuou sendo a fruticultura irrigada, com destaque para a uva, a manga e a banana, principais culturas no vale do São Francisco, de acordo com o valor bruto de produção. A área cultivada no período foi de 98,4 mil hectares, beneficiando 11,3 mil produtores, a maioria produtores familiares, cerca de 10 mil.

A irrigação é um dos eixos prioritários de atuação da Codevasf visando ao desenvolvimento regional. Nessa área, os objetivos estratégicos da Companhia visam expandir a agricultura irrigada; aprimorar a eficiência da irrigação e implementar a gestão autossustentável nos projetos públicos irrigados localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Fotografias:
http://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157695795661995

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br


Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
Fone: (61) 2028 – 4758 // 4448
E-mail: imprensa@codevasf.gov.br
Gmail: imprensa.codevasf@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/Codevasf

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo