Agronegócio

Instituto de Tecnologia de Alimentos lançará livro durante simpósio sobre inovações e avanços em ciência e tecnologia de leite e derivados

Fruto de parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro, evento ocorre amanhã (28) em Campinas

As inovações e os avanços em ciência e tecnologia de leite e derivados serão abordados durante simpósio no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas (SP), que será realizado nesta quinta-feira (28) em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), com lançamento de livro sobre o mesmo tema coordenado pelas duas instituições com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Com inscrições encerradas, o simpósio ocorrerá das 8h30 às 17h com palestrantes de instituições de ensino superior de todo o País. O participante, inscrito previamente, receberá um exemplar do livro “Inovações e Avanços em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados”, que tem como idealizador e editor Adriano Gomes da Cruz, engenheiro químico com pós-doutorado em Tecnologia de Alimentos e professor do IFRJ.

Já disponível para compra, a publicação é organizada pelas pesquisadoras Adriana Torres, Leila Spadoti e Patrícia Blumer, do Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat) do Ital, e pelos professores Erick Almeida Esmerino, da UFRRJ, Tatiana Colombo Pimentel, do IFPR, e Elane Schwinden Prudêncio, da UFSC. Viabilizada pela Editora Setembro, tem como diferencial a abordagem de temas como metodologias projetivas para desenvolvimento de produtos lácteos, desenvolvimento de produtos lácteos probióticos, aquecimento ôhmico, ressonância magnética nuclear de baixo campo e análise térmica para controles de produtos, tecnologia de membranas, crioconcentração, food defense e food fraud.

“O simpósio busca gerar conhecimento e aprendizagem, somar informações e fomentar a troca de experiências entre os participantes”, explica a pesquisadora Patrícia Blumer, que destaca o trabalho em equipe para a concretização do livro, feito por 30 pesquisadores, professores universitários doutores e mestres e especialistas de instituições reconhecidas na área, incluindo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). “Estes profissionais de áreas diversas garantiram a multidisciplinaridade do texto final e, também, uma compilação ampla, diversificada e abrangente dos assuntos tratados”, complementa.

Para Adriano Cruz, a obra é de grande utilidade prática em um contexto em que crescem a cada ano o consumo e a fabricação de produtos lácteos, categoria de alimentos amplamente apreciada pelos brasileiros de idades e níveis sócios econômicos diversos. “O princípio que norteou a organização do livro foi o atendimento a demanda por obra científica que tratasse, em língua portuguesa, de tópicos atuais em ciência e tecnologia de leite e derivados. Ele foi escrito em linguagem acessível para estudantes dos cursos técnicos à pós-graduação e atende à indústria de laticínios em seus mais diferentes setores”, explica.

Diante do exposto, o editor considera que o livro será importante fonte de consulta por profissionais das indústrias, pesquisadores, professores e estudantes de graduação em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Agronômica, Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia Agroindustrial, Zootecnia, Medicina Veterinária, Química, Química Industrial, Engenharia de Bioprocessos, Farmácia, Nutrição e Ciência e Tecnologia de Laticínios.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o Ital é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), e conta com seis unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto de processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na NBR ISO/IEC 17025 pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre). Outras informações estão disponíveis no site www.ital.agricultura.sp.gov.br.

Informações para a imprensa

Jaqueline Harumi
(19) 3743-2757
comunicacaoital@ital.sp.gov.br

Tatiana Freitas
(19) 3743-1757
(19) 9 8251-3831
comunicacao@ital.sp.gov.br

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar