AgronegócioNotícias

Empresa alemã cria xícara feita com café reciclado

De acordo com o fabricante, o produto foi projetado para durar anos, aguenta quedas bruscas, além de ser leve e ter ligeiro cheiro de café

Você já pensou em tomar um cafezinho após o almoço em uma xícara feita de…café? A empresa alemã Kaffeeform desenvolveu um material inovador e sustentável feito a partir da borra de café reciclado e matérias-primas renováveis que são usados na fabricação do produto. Atualmente, a empresa vende xícaras de diferentes tamanhos e copos usados quando o cliente não vai consumir a bebida na cafeteria.

“As xícaras são muito duráveis, leves e têm um ligeiro cheiro de café”, diz a companhia em seu site. Além disso, o produto foi projetado para durar alguns anos e pode ser lavado regularmente em máquinas lava-louças e aguentar quedas bruscas.

De acordo com a empresa, a ideia de fazer xícaras a partir do café usado surgiu durante um curso de design na Itália feito pelo fundador, Julian Lechner. Nas aulas, ele se perguntou se era possível criar algo novo a partir de restos de café. Após diversos experimentos, o primeiro protótipo do produto foi produzido em 2009.

“As borras de café sozinhas não durariam o suficiente para suportar líquidos e calor, por isso trabalhamos duro nas possibilidades de endurecimento. O resultado foi um novo material composto por borras de café, biopolímeros, amido, celulose, madeira, resinas naturais, ceras e óleos”, diz a empresa.

O material de café utilizado pela Kaffeeform é coletado diariamente em cafeterias de Berlim. Além disso, a empresa tem uma parceria com uma entidade social que trabalha na secagem e logística da borra.

Confira o vídeo de apresentação do produto.

 

Da Redação – Fonte: Canal Rural

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar