Agronegócio

Anffa Sindical apresenta proposta sobre autocontrole em seminário

Evento sugerido pelo sindicato reúne servidores públicos e agentes da iniciativa privada

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) promove, na próxima quinta-feira (21), o Seminário SDA/MAPA Sobre Boas Práticas de Fabricação e Autocontrole. O evento foi sugerido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) e ocorre no auditório do Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União, em Brasília.

Segundo o diretor de política profissional do Anffa Sindical, Antonio Andrade, o seminário tem por objetivo discutir ações e iniciativas voltadas para o fortalecimento da utilização de ferramentas de autocontrole e de boas práticas de fabricação como instrumento oficial de controle e fiscalização pela Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA. “A discussão pretende uniformizar as informações sobre as boas práticas de fabricação e autocontrole e apontar diretrizes para o futuro”, afirma. Além dele, o presidente do sindicato, Maurício Porto, também participa do encontro.

A discussão sobre o autocontrole tem crescido nos últimos meses, inclusive com menções da ministra do Mapa, Tereza Cristina, sobre o assunto. “Não estamos nos furtando a debater o autocontrole, mas é necessário discutir, cientificamente, quais etapas do processo de inspeção agropecuária podem ser delegadas às empresas e quais não podem, por envolver a segurança alimentar”, afirma Andrade.

Para o diretor de política profissional, a participação do Anffa Sindical no seminário é de suma importância. “O auditor fiscal federal agropecuário está entre os que melhor conhece o Mapa. Ele é um agente operador constante de auditoria e fiscalização das boas práticas de fabricação e autocontrole das empresas, portanto, o sindicato tem informações técnicas a acrescentar nesse debate, que muitas vezes é limitado aos círculos econômico e político”, explica.

O evento contará, também, com a participação da ministra e do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Tereza Cristina e José Guilherme Leal; do presidente da Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (Anteffa), Gabriel Morrinhos; do representante do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura, Jorge Hernán Chiriboga; além de representantes da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da academia.

O seminário será transmitido ao vivo. Para se inscrever e obter mais informações, enviar e-mail para evento.sda@agricultura.gov.br ou pelo telefone 61 3218-2315.

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

Contatos Assessoria:

Re9 Comunicação
Juliana Oliveira –julianabarbosa@re9comunicacao.com.br – (61) 99115-5983/ 99559-3713
Regina Trindade –regina@re9comunicacao.com.br – (61) 99115-5980
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo